Voluntário “home-office” saiba como ajudar da sua casa

Vivemos em um mundo onde cada vez mais pessoas acabam necessitando de uma “mãozinha amiga” do próximo. Devido a diferenças sociais, ou vários outros tipos de problemas, sejam de doença ou abandono, coisas corriqueiras e que tanto nos assolam, mas que quando nos unimos, podemos superar.

Algumas pessoas podem se dizer privilegiadas por poderem se manter nessa roda viva por si só, enquanto que outras dependem do bom coração do próximo. Mas como podemos nos fazer úteis nesses dias tão corridos que temos vivenciado?

Em um período histórico tão digital, onde tudo pode ser resolvido por alguns simples cliques, podemos dizer que a ideia do momento se chama home-office, inclusive dentro das próprias ONGs.

Através dessa novidade você pode trabalhar em casa pelo seu computador. E muitas organizações necessitam desse tipo de voluntariado.

Como o voluntariado online pode ajudar as organizações?

Muitas coisas podem ser feitas para ajudar uma ONG a partir do conforto de seu lar.

Imagine um Instituto que precisa montar uma campanha para arrecadar brinquedos para doar no dia das crianças. Serão necessárias pessoas em campo para pedir, seja pessoalmente ou por telefone, por exemplo, assim como voluntários para retirar os brinquedos, analisar quais estão bons para doação, e claro para ser feita a distribuição.

Mas antes de tudo isso acontecer, é preciso uma organização dessa campanha. Divulgação, planejamento, publicidade, cartazes e panfletos.

Enfim, e esse é o tipo de serviço que a maioria dos profissionais dessa área nem precisa sair de casa para executar. Você não só pode ajudar, mas de quebra pode dar um UP no seu currículo.

Atividades mais pedidas pelas ONGs

Como já foi comentado anteriormente, profissionais ou mesmo estudantes da área de criação gráfica ou publicidade são bem requisitados.

Pessoas com conhecimento de uma segunda língua também são bem-vindos, já que muitos documentos precisam ser traduzidos. Está estudando direito e precisa exercitar os seus conhecimentos? Auxílio jurídico é algo muito necessário, seja qual for a instituição.

Administradores podem ajudar com a burocracia organizacional como consultor online.

Você é muito bom em alguma matéria? Porque não oferecer vídeos seus explicando esses conteúdos para alguma entidade que trabalhe com educação? 

É tudo muito simples, basta saber onde buscar. Por exemplo, uma das plataformas pioneiras em realizar este tipo de trabalho foi a Busca Voluntária, nesse site são anunciadas várias vagas para trabalho voluntário, seja presencial ou online.

Além de ser um serviço gratificante, você pode facilmente se beneficiar da situação, seja como estagiário ou para melhorar o seu currículo.