Quais as 10 maiores organizações sem fins lucrativos do Mundo

Não existe um cenário, razoável, em que as ONGs não existam. Elas são essenciais para conseguir suprir a ausência do Estado em setores como: educação, saúde, educação ambiental, entre outros.  Muito se engana aquela pessoa que pensa que essa é uma exclusividade brasileira. Pelo mundo todo há Organizações Não Governamentais que exercem o seu papel dentro do Terceiro Setor, atendendo àqueles que precisam de auxilio.

Um ranking feito em 2015 pela Global Geneva, estou mais de duas mil ONGs espalhadas em todos os continentes e elaborou um Top Ranking contendo as 500 melhores ONGs com mundo. Essa organização acabou adotando critérios mais rigorosos em suas escolhas, como o estudo dos impactos de uma ONG, a pluralidade de suas intervenções e seus requisitos de sustentabilidade e inovação.

Abaixo, trouxemos a lista das 10 ONGs mais relevantes no cenário mundial.

1ª Médicos sem Fronteiras (França)

Também conhecida como MFS, os Médicos sem Fronteiras é uma organização humanitária de cunho internacional que leva todos os seus cuidados médicos no setor saúde pública para quem está sendo afetado com crises humanitárias. Também é através dela que a nossa atenção acaba sendo voltada para problemas tão emergentes.

2ª Bangladesh Rural Advancement Committee (Bangladesh)

Essa ONG fora criada para ajudar as pessoas a se recuperaram do tufão de 1970, que chegou a matar meio milhão de pessoas. Depois, atuou no cenário de guerra travada em 1971, para conquistar a independência do Paquistão. Mas ela não parou por aí… Ela tem crescido cada vez mais! O seu objetivo é diminuir a pobreza instalada em diversos países. Estima-se que ela já tenha conseguido ajudar mais de 150 milhões de pessoas que viviam em situações de extrema pobreza.

3ª Danish Refugee Council (Dinamarca)

Essa ONG de cunho dinamarquês atua nos cenários mais perigosos, onde há conflitos por terras e lutas armadas, levando conforto, comida, abrigo, moradia e condições humanas de sobrevivência a população que tem que vivenciar esse estado de calamidade.

4ª Grameen Bank (Bangladesh)

Essa ONg fora criada com o intuito de minimizar as diferenças econômicas entre as pessoas. Como? Ela atua oferecendo empréstimos, micro empréstimos para fomentar a economia local, dando condições as pessoas de conseguir empreender o seu próprio negócio. Ao todo, mais de 7,5 milhões já foram creditados nesse sistema.

5ª Acumen Fund (EUA)

É um fundo social que utiliza-se do financiamento para diminuir a pobreza em situações de risco. Através dele você consegue empreender. O objetivo dessa ONG é a construção de organizações que consigam oferecer bens e serviços, financeiramente sustentáveis, para as pessoas mais pobres e assim, que esses consigam melhorar sua qualidade de vida.

6ª Oxfam (Reino Unido)

Trata-se de uma confederação composto por outras 17 organizações que possuem, ao todo, mais de 3000 parceiros, atuantes em 100 países. Eles buscam soluções para problemas tão frequentes, como injustiças sociais e pobreza. Sua forma de atuação é através de campanhas, programas de desenvolvimento e através de ações emergenciais.

7ª Partners in Health (EUA)

O objetivo dessa ONG é conseguir trazer os benefícios do desenvolvimento da ciência médica em benefício a pessoas que mais necessitem dela, servindo dessa forma, como um verdadeiro antídoto para quem está desesperado. Ela constrói hospitais, ajuda em outras facilidades médicas como treinamento de pessoas e oferecimento de equipamentos para tratamentos de doenças.

8ª Islamic Relief (Reino Unido)

Fundada em 1978, ela é uma organização que visa a caridade, sediada em Jeddah, na Arábia Saudita. Ela atua no auxilia aos refugiados da guerra do Afeganistão e também na guerra civil da Síria. Ela também dá o suporte aos familiares que perderam seus entes queridos em combates de guerra em territórios palestinos.

9ª Save the Children (Reino Unido)

Também compõe o cenário de Organização Não governamental. Ela aceita o desafio de preservar as crianças e seus direitos em todo o território mundial. Está na ativa desde 1919, dedicando-se a ações humanitárias de caráter emergencial, desenvolvendo projetos de longo prazo, através de apadrinhamentos de crianças. Esse apadrinhamento consiste em prover as necessidades da criança, mas permitindo que ela continue em seu sistema familiar, com o seu país e sua cultura local.

10ª World Vision (EUA)

É a primeira ONG de apadrinhamentos de criança do mundo! Ao todo, já são mais de 15 milhões de crianças apadrinhadas. Ela prefere transmitir as competências ao invés de ceder bens materiais. Assim, acredita que a pessoa se torne autônoma entre suas decisões. Auxilia no desenvolvimento a longo prazo, atendendo, principalmente, a quatro vertentes: alimentação, saúde, água potável e educação.