Conheça 5 Projetos que ajudam moradores de rua

Projetos que ajudam moradores de rua

O inverno no Brasil geralmente começa no final de junho e vai até o final de setembro, e é nesse período que os moradores de rua mais necessitam de ajuda, nos dias atuais existem campanhas e Ongs que auxiliam essas pessoas nessa estação, assim como nas demais, pensando nisso elaboramos uma lista com 5 Projetos que auxiliam moradores de rua.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, em  decreto nº 7.053 de 2009, Art. 1º, Parágrafo único: “considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”

Segundo pesquisa publicada em 2017, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem aproximadamente 100 mil pessoas vivendo nas ruas. 

Perfis dos moradores de rua

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, podemos traçar o perfil das pessoas em situação de rua, como na lista abaixo:

  • Gênero: do total dessa população, 82% é masculina e 18% feminina.
  • Faixa etária masculina: com idade dos 18 aos 25 anos, são 15,3%. E 27,1% com idade dos 26 aos 35 anos.
  • Faixa etária feminina: com idade entre 18 e 25 anos, são 21,17%. E 31,06% têm entre 26 e 35 anos.
  • Cor da pele: de todas as pessoas que vivem nas ruas, 39,1% se autodeclararam pardos na pesquisa; 29,5% se declararam brancos e 27,9% se declararam negros.

Perfil dos moradores de ru

Projetos que auxiliam moradores de rua

1 – SP Invisível

O SP Invisível é um movimento de conscientização das pessoas através de histórias de pessoas em situação de rua da cidade de São Paulo.  Além disso o SP Invisível realiza campanhas, como a #SPSemFRio que entrega de Kits de inverno para moradores de rua.

 

2 – Núcleo Assistencial Anjos da Noite

Fundado por Kaká Ferreira e José Amato em 22 de agosto de 1989. É composto por pessoas de todas as idades, de várias denominações religiosas que voluntariamente doam, além do seu tempo, alimentos, roupas, agasalhos, calçados, cobertores.

Anjos da Noite

Posted by Anjos da Noite on Friday, November 10, 2017

 

3 – Entrega por SP

O Entrega por SP é uma mobilização social sem vínculos políticos e/ou religiosos. Desde julho de 2013, o grupo sai às ruas com o intuito de conhecer pessoas em situação de vulnerabilidade social, compreender suas necessidades, oferecendo um kit contendo lanche e produtos de higiene.

[.PEQUENOS GESTOS MUDAM O MUNDO!.] "Sentir o que senti naquele momento não tem preço. Me senti mãe de uma senhora de 80 anos. Me senti o porto seguro dela por 40 minutos. E, sentada ali, sob uma marquise no Centro da cidade, entendi o quão essencial é perder minha noite de sono. Minha cama quentinha. Minha janta em casa. Para estar na rua, uma madrugada por mês, tentando levar o que eu mais tenho de especial: meu coração." Na foto do mês escolhida por nossa fotógrafa querida @jumansanos_, não poderíamos deixar de trazer o depoimento da nossa voluntária, também querida, @naathlourenco sobre o dia em que conheceu Dona Maria. Amor é palavra que se escreve com gestos pequenos no coração do outro. 💛 Rota Centro, Abril de 2018. Em breve divulgaremos todas as fotos da nossa última ação! Quer ler o depoimento completo da @naathlourenco sobre o dia em que conheceu Dona Maria? Acessa nossa página no Facebook: www.facebook.com.br/entregaporsp. #entregaporsp #eumeentregoporsp #porumacidademaishumana

A post shared by Entrega por SP (@entregaporsp) on

 

4 – Exército de Salvação

Uma organização cristã internacional que atua no Brasil desde 1922, pregando o Evangelho de Jesus Cristo e suprir as necessidades humanas em nome de Jesus, sem discriminação.

 

5 – Instituto Construir

O Instituto Construir é uma organização sem fins lucrativos de assistência humanitária que distribui sopa e doações aos moradores de rua. Oferece também espaço de vivência para crianças, capacitação de pessoas para retorno ao mercado de trabalho, desenvolve negócios sociais com produtos ecologicamente sustentáveis, gerando renda para os projetos humanitários.

Além desses projetos, qualquer pessoa pode ajudar um morador de rua que esteja precisando de auxílio. Para isso, ligue para o 156 e comunique a Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape), da Prefeitura. O serviço funciona 24 horas por dia.