4 passos para escolher uma ONG que você queira ajudar

Muitas vezes, acordamos e agradecemos a uma série de coisas boas que estão acontecendo em nossa vida. Nos damos conta então, que podemos dividir essa felicidade com outras pessoas, dedicando nosso tempo, nosso conhecimento, nosso afeto e até o nosso dinheiro, caso julgarmos pertinente. É nesse momento que decidimos ajudar uma ONG.

Mas afinal de contas, como escolher da maneira certa? Pensando nisso, elaboramos esse artigo com quatro passos fundamentais para quem deseja ajudar uma Organização Não-Governamental. Confira!

Passos para escolher uma ONG para ajudar

História da ONG

É importante que você conheça a história da ONG, veja há quanto tempo ela está no mercado, como ela funciona, quais são os projetos que ela abraça, quais são os parceiros que ela tem, se ela tem alguma premiação… Dica: confira a visão, missão e valores! Veja se estes são compatíveis com os seus. Isso vai facilitar o trabalho.

Veja também quem apoio a instituição, converse com alguns alunos de seus projetos. Lembre-se que toda a forma de doação é muito bem vinda! É válido que você faça para aquela ONG que realmente vá valorizar este trabalho.

Transparência e resultados

É importante saber para onde vai todo o dinheiro que a ONG recebe. Cheque se ela é transparente, se ela demonstra todos os gastos, se tem um portal da transparência. Faça perguntas como: Para onde é enviada toda a doação? É possível eu me certificar se e como essa doação fora utilizada? A documentação apresentada pela instituição está regularizada?

Veja se eles disponibilizam uma demonstração contábil para conferência. É importante se certificar de todos os lados e ter certeza de onde você emprega o seu dinheiro.

Campanhas e projetos

Analise o escopo do projeto da ONG. A instituição atende as pessoas do local onde está alojada? Cerca de quantas pessoas ajudam a ONG que você pretende ajudar? Quais são os projetos e o cronograma de trabalho dela durante o ano? Há algum impacto social? Como eles monitoram isso? Há algum dado concreto que possam te mostrar? O trabalho tem reconhecimento social, prestígio dentro da sociedade?

Segurança nas transações financeiras

Se a sua opção para ajudar é a doação em dinheiro, alguns cuidados devem ser tomados. Pergunte-se: há poucos passos para que a realização aconteça? Quais são as opções de pagamento disponíveis pela mesma? Tem um portal de transparência que ajuda a contabilizar os investimentos? Há algum contato para tirar dúvidas?

Analise as respostas com cuidado. É de extrema importância que a instituição ajudada por você esteja dentro dos parâmetros que você estipulou como certo. Assim, você se sentirá confiante e tranquilo!