05 ONGs que atuam na área da Saúde

A saúde no Brasil precisa de atenção! Não é de hoje, que o SUS (Sistema Único de Saúde) sofre com recursos insuficientes para atender a população.  Segundo dados divulgados, recentemente, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o governo brasileiro destina apenas 7,7% de seu orçamento geral.  Apesar desse triste cenário, existem profissionais que resolveram fazer a diferença  com a criação de ONGs que atuam na área da saúde. As instituições oferecem serviços que visam a melhoria da saúde e  da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.  Conheça o trabalho delas:

1-  Saúde Criança

Fundada em 1991, pela Dra. Vera Cordeiro, médica e clínica geral, com especialização em Psicossomática, a Associação Saúde Criança (ASC) tem a missão de promover a transformação de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho da instituição, localizada no Rio de Janeiro, é feito de forma multidisciplinar e integrada. Favorecendo o desenvolvimento humano, a instituição oferece programas que atuam nas 05 áreas: saúde, moradia, cidadania, renda e educação.

A Associação Saúde Criança foi eleita uma das ONGs mais influentes da América Latina – segundo avaliação da entidade suíça NGO Advisor. Ela já conquistou mais de 50 prêmios,entre eles, estão: o SELO ONG Transparente, do Instituto Doar, e o de 100 melhores ONGs do Brasil (2017), da Revista Época em parceria com o Instituto Doar.

A instituição tem uma loja online com produtos confeccionados por mães que já foram ajudadas. Os valores obtidos com as vendas beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade social. É possível ainda contribuir com doações em dinheiro pelo site.

2-  TUCCA

A Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer tem a proposta de elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, a instituição tem a missão de alcançar 100% da cura do câncer infantojunvenil.

Localizada na Zona Leste de São Paulo, a instituição oferece um tratamento multidisciplinar em parceria com o Hospital Santa Marcelina. Esse trabalho já possibilitou o atendimento de mais de três mil pacientes. Em 2017, a ONG também recebeu o reconhecimento, da iniciativa da Revista Época com o Instituto Doar, de melhor ONG do Brasil.

Para apoiar a TUCCA você pode adquirir um dos produtos da loja virtual, fazer doações em dinheiro, ou ainda, contribuir com doações pela Lei Rouanet ou pelo FUMCAD .

3-  Amigos do Bem

A Amigos do Bem foi outra instituição que apareceu entre as melhores ONGs do Brasil, segundo a Revista Época e o Instituto Doar. Liderada por Alcione de Albanesi, a ONG oferece apoio às famílias do sertão nordestino. Já foram atendidas mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco.

A ONG promove um trabalho de transformação social. Os projetos levam para as famílias roupas, alimentos, atendimento médico e odontológico, entre outras coisas. Os Amigos do Bem atuam em diversas áreas, com a finalidade de promover uma transformação efetiva na vida dos milhares de pessoas atendidas.

Para quem deseja ajudar a ONG Amigos do Bem, o site é um bom caminho. A página da instituição explica que toda contribuição é bem-vida. Eles recebem doações em dinheiro, aceitam voluntários e fazem trabalhos de arrecadação e distribuição de mantimentos.

4-  Lar Teresa de Jesus

A ONG de Belo Horizonte, Lar Teresa de Jesus,acolhe e presta atendimento à pacientes portadores de câncer, que moram no interior de Minas Gerais. A casa de apoio preza pelo bem estar, qualidade de vida e amparo integral para os assistidos. Ao longo de 18 anos de existência, a ONG já atendeu mais de 12.000 pacientes e seus acompanhantes.

Com 04 unidades em Belo Horizonte (MG), a instituição oferece serviços como: hospedagem ao acolhido e 01 acompanhante , refeições, transporte para os hospitais, assistência social, psicológica, nutricional e enfermagem.

É feito também um trabalho de resgate a confiança e auto-estima daqueles que estão lutando contra o câncer. São oferecidas oficinas de arte e entretenimento, de trabalhos manuais, de higiene e embelezamento, terapias ocupacionais, entre outros.

Para apoiar o trabalho do Lar Teresa de Jesus, as pessoas podem contribuir com as campanhas: Ciclo do Bem; Adote um Leito e Aniversário Solidário. No site, encontram-se também as informações bancárias da instituição, para as doações em dinheiro.

5- Horas de Vida

Um rede de voluntariado que atua de forma humanizada com o intuito de diminuir as lacunas existentes no sistema de saúde atual. A instituição atende casos de baixa complexidade, com atendimentos e exames com hora marcada nos consultórios.
A Ong Horas de Vida atua em São Paulo (SP) e Curitiba (PR) e  atende pacientes associados de 12 instituições. Entre os serviços prestados estão: mapeamento populacional. triagem (para entender as necessidades dos pacientes e direcioná-los para as devidas especialidades.

Atendimentos médicos, exames e doações de óculos, estão entre as ações da instituição.

Compras e contribuições para um mundo melhor

Ajude ONGs que atuam na área da Saúde

Essa é a ideia da  Risü , uma empresa que desenvolve tecnologias.  Ela transforma parte do valor das compras feitas em Lojas do Bem (e-commerce que apoiam o projeto) em doações a ONGs de diversos segmentos.
Para fazer a diferença, a Risü disponibiliza em sua página a lista de parceiros. Você escolhe a loja de sua preferência e, em seguida, seleciona a ONG que deseja apoiar.

Dica: Você pode ajudar algumas das instituições citadas neste post.