As 10 ONGs brasileiras mais influentes

As Ongs Brasileiras Mais Influentes

Já listamos As maiores ONGs de ajuda humanitária no mundo, agora, vamos apresentar as 10 ONGs brasileiras mais influentes. Procuramos destacar a atuação o impacto positivo de cada organização na sociedade.

Primeiro, vamos definir o que são ONGs: Trata-se de uma abreviação para Organizações não Governamentais. Essas organizações tem atuação em regiões onde há falhas nos serviços públicos tais como: Educação e saúde, na maioria dos casos.

Classificadas no que chamamos de Terceiro Setor, as ONGs se sustentam através de doações e, em alguns casos, com recursos do governo. Para saber um pouco mais sobre Terceiro Setor temos um post aqui no blog onde você encontra mais informações. Vamos agora listar as ONGs brasileiras mais influentes. Confira!

Fundação SOS Mata Atlântica

Em 30 anos a organização conseguiu reduzir 83% do desmatamento na Mata Atlântica. Em 7 dos 17 estados brasileiros os níveis de desmatamento é zero.

AACD

Criada em 1950 pelo Dr. Renato da Costa, médico especialista em Ortopedia, a Associação de Assistência à Criança Deficiente se tornou a grande referencia no tratamento de pessoas com deficiência física no Brasil.

Viva Rio

Tem como principal objetivo promover a paz, inclusão e justiça através de projetos de conscientização em áreas de baixa renda e, principalmente, em regiões violentas do Rio de Janeiro. No início de 2017, a ONGs ficou no TOP 100 das Organizações mais influentes do mundo.

Transparência Brasil

Focada em combater a corrupção através do aumento da informação do poder público brasileiro. Hoje, a entidade é a mais mencionada pelos principais veículos de comunicação do país e é fonte de informação para todos os brasileiros.

Fundação Abrinq

Defender a cidadania e a infância de crianças e adolescentes é a missão da ONG. Em 2015, por exemplo, a Fundação beneficiou 268.743 crianças e esteve presente 19 projetos espalhados pelo Brasil.

IPAM

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia foi fundado em 1995. Desde então trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Com o objetivo de desenvolver, até 2035, a região através da produção familiar sustentável, proteger territórios naturais e promover a agropecuária de baixo carbono.

Saúde Criança

Em 1991 a Dra. Vera Cordeiro criou a Associação Saúde Criança baseando seu trabalho em um conjunto de ações elaborados, em conjunto com famílias carentes e equipes formadas por assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos a fim de atender cada família a partir de suas necessidades. Hoje, ao todo 23 instituições em todo Brasil utilizam a metodologia criada pela ONG.

Tuberculose é um sério problema de saúde pública no Brasil. Apesar de ser uma doença infecciosa milenar, ela ainda faz parte da realidade de muitos brasileiros. Sustenta-se e desenvolve-se na precariedade de moradia, aglomeração humana e falta de saneamento. As pessoas mais afetadas pela tuberculose são moradores de favelas, detentos e moradores de rua. Para diminuir o índice no país, é necessário fazer diversas reformas e melhorias em locais onde faltam assistência, mas também é preciso ter mais informações sobre a doença. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito, podendo ser feito no Sistema Único de Saúde (SUS). Com apenas 15 dias de tratamento, a pessoa doente não a transmite mais, porém é fundamental fazer o tratamento completo e até o final para que a doença não retorne. #SaudeCrianca #Tuberculose #HaTratamento #Cuidado #Precariedade #DoencaSocial #Informarcao

A post shared by Associação Saúde Criança (@saudecrianca) on

Instituto da Criança

Atuando desde 1994 com o objetivo de unir a sociedade para promover o desenvolvimento social e humano através da solidariedade. Hoje, o Instituto possui dois prédios modernos e conta com 31 leitos para enfermaria e 24 leitos cirúrgicos.

Acesse o site do Instituto da criança e conheça mais: www.icr.usp.br/

Vetor Brasil

Atuando desde 2014 a ONG trabalha para atrair, avaliar e desenvolver profissionais públicos. Desde sua criação foram formados e inseridos em cargos públicos 140 profissionais em 30 governos de 10 partidos políticos em todo o Brasil.

Todas as vagas da ONG estão disponíveis no perfil do Linkedin. Clique aqui e confira!

Centro de Inclusão Digital

ONG fundada em 1995 que utiliza as tecnologias da informação como meio de mobilizar e transformar vidas. Hoje, são 842 Centros de Inclusão Digital distribuídos por 15 países.

Saiba como contribuir com o CDI.