ONG Educacional – Conheça o Instituto Natura

Acreditando no potencial das crianças para construir o futuro de um país, a Natura fundou há alguns anos o Instituto Natura. É por enxergar a importância dessa parcela da sociedade que a instituição investe e desenvolve projetos inovadores em prol de uma educação de qualidade para essas crianças.

Por meio da ajuda de uma ampla rede de parceiros, o Instituto executa e apoia projetos voltados ao aprimoramento da rede pública de educação. Seus principais pilares são a coesão social, a equidade de resultados e a aprendizagem.

Como funciona o Instituto Natura?

Nascido em 2010, o Instituto Natura desenvolveu-se a partir da ideia de compromisso para com a sociedade brasileira e com a América Latina como um todo. Visando transformar-se em uma empresa engajada socialmente, a Natura vêm desde então criando e gerindo projetos educacionais que fazem a diferença em seu meio.

Suas iniciativas buscam o fortalecimento e amparo de profissionais e organizações pertencentes à área da educação, bem como professores, a comunidade escolar, gestores públicos e as próprias consultoras Natura. Os projetos do IN são criados com o foco principal nos anos iniciais do Fundamental I.

Instituto Natura

Instituto Natura

A equipe do Instituto é composta internamente por mais de 35 profissionais das áreas de educação, comunicação e gestão de projetos, divididos nos Conselhos Consultivo, Fiscal e de Administração.

O Conselho Consultivo é formado por profissionais da educação que visam auxiliar o IN a identificar os desafios e oportunidades na área. O Conselho Fiscal é responsável pela discussão e aprovação dos demonstrativos contábeis. Por fim, o Conselho Administrativo é o principal responsável pela estratégia e acompanhamento dos projetos da instituição.

Visando a total transparência para com os seus parceiros, o IN disponibiliza em seu site o Estatuto Social e as demonstrações financeiras anuais, os quais podem ser acessados por qualquer um que visite a plataforma. Além disso, são divulgados também os relatórios anuais, através dos quais é possível conferir com detalhes a evolução dos projetos fomentados pelo IN.

Conheça os projetos do IN

Os projetos desenvolvidos pelo Instituto são variados e com focos diversos na área educacional, que vão desde o aprimoramento da formação do educador até o suporte pedagógico infantil, por exemplo. Conheça a seguir algumas dessas iniciativas:

Valorização à educação

Trilhas: Plataforma digital colaborativa, composta a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponibiliza cursos à distância e espaços para o compartilhamento de experiências de professores alfabetizadores, estudantes de pedagogia e gestores escolares.

Atua de maneira a contribuir com o aprimoramento das competências e habilidades dos professores, para que seus alunos estejam alfabetizados até os 7 anos de idade. Todos os cursos oferecidos possuem certificado. Para saber mais sobre essa plataforma, clique aqui.

Escola Digital: Cadeia colaborativa com mais de 20 mil recursos educacionais digitais, disponibilizados por meio de plataformas on-line de acesso aberto e gratuito.

Composta por secretarias estaduais e municipais de educação, cujo objetivo é criar uma rede de apoio e compartilhamento de conhecimento junto dos professores e demais usuários do programa. Clique aqui para se informar mais a respeito.   

Conviva Educação: Plataforma virtual gratuita, formulada para dar suporte aos dirigentes e suas equipes na gestão de secretarias municipais de educação.

Através dela são disponibilizadas informações e ferramentas para a troca de experiências entre os beneficiários, contribuindo com a formação e desenvolvimento da educação pública de qualidade. Para obter mais informações a respeito desse projeto, clique aqui.

Quero contribuir, como faço?

Há diversas formas possíveis de participar das ações promovidas pelo Instituto Natura e contribuir com o desenvolvimento da educação das nossas crianças. Confira a seguir o que você pode fazer para ajudar:

1 – Compre os produtos da linha Natura Crer Para Ver

Se você já conhece os catálogos de produto da Natura, provavelmente já deve ter se deparado com a linha Natura Crer Para Ver, composta por itens de papelaria e demais tipos de objetos. Os recursos gerados pela venda desses produtos é direcionado para as iniciativas focadas em aprimorar a educação pública.

2 – Ajude a divulgar os cursos à distância disponibilizados pelo Instituto Natura

Você conhece algum professor de educação infantil ou gestor dessa área? Você pode contribuir indicando para eles os cursos à distância oferecidos pelas plataformas da instituição.

3 – Seja um voluntário

Também é possível contribuir com o Instituto Natura por meio do voluntariado. Através do projeto Comunidade de Aprendizagem na Escola, você pode participar das práticas educativas elaboradas pela iniciativa e incentivar a participação de demais membros da sua comunidade. Quanto mais gente participando, melhor! Clique aqui para se informar a respeito das escolas participantes do projeto.