3 livros para profissionais do terceiro setor

Entender a importância dos estudos através de cursos e leituras especializadas de livros para profissionais do terceiro setor é fundamental para garantir ações que possibilitarão o sucesso de um projeto social. Aliás, é ultrapassada a ideia de que ser uma pessoa com vontade de fazer o bem e ajudar o próximo bastava para trabalhar em uma ONG.

É necessário estar atento às leis, manter-se atualizado sobre as questões da sua causa, entender como alcançar mais pessoas, atentar-se às diversas formas de captação de recursos existentes e como elas funcionam.

Conforme já dissemos anteriormente, existem instituições de ensino que oferecem cursos em vários níveis de graduação voltados para quem deseja trabalhar no terceiro setor, como pós e MBA em políticas públicas, serviço social.

Contudo, além de frequentar cursos, outra forma de também atualizar-se com o intuito de gerar melhores resultados é  a leitura de livros especializados sobre o trabalho em ONGs.

Vamos listar aqui três livros para profissionais do terceiro setor que consideramos muito importantes, que apresentam ferramentas para potencializar os seus resultados e, consequentemente, ajudar cada vez mais pessoas.

SOS da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor

O livro SOS da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor (2015), de José Alberto Tozzi, publicado pela Editora Gente, aborda as diferenças entre as organizações.

A obra também dá dica e orientações, sobretudo para a adoção de melhores práticas de gestão para que as ONGs se mantenham atuantes e sustentáveis.

SOS da ONG - Livros para profissionais do terceiro setor

Mesclando teoria e prática, a obra tem o intuito de ser um guia para gestores, empreendedores sociais, funcionários e até mesmo voluntários, orientando sobre diversos aspectos que podem garantir a sustentabilidade das ONGs.

ONG Sustentável

A obra ONG Sustentável (2017), também de José Alberto Tozzi e publicada pela Editora Gente, fala sobre sustentabilidade das ONGs pelo viés econômico.

O livro apresenta uma metodologia que objetiva manter as entidades atuantes, executando sua missão com a menor dependência financeira possível de terceiros.

ONG Sustentável - Livros para profissionais do terceiro setor

Esse método é a transformação do processo de captação de recursos em um processo de venda de produtos sociais, que o encara a ONG como um negócio, embora não objetive o lucro.

Além disso, 0 conteúdo orienta a: fazer uma gestão profissional e financeira, elaborar  plano de captação de recursos e implantar o marketing digital social e de conteúdo.

Marketing para o Terceiro Setor

Já o livro Marketing para o Terceiro Setor (2006), de Sydney Manzione, publicado pela Editora Novatec, faz, de maneira clara e didática, uma adaptação dos conceitos do marketing clássico para o Terceiro Setor.

Marketing para o Terceiro Setor - Livros para profissionais do terceiro setor

Gestores de ONGs encontrarão nesta obra um manual de aplicação de marketing, rico em procedimentos e exemplos, que podem ser aplicados sem altos investimentos.

Embora a publicação seja voltada para profissionais do Terceiro Setor, ela também pode interessar estudantes, professores, voluntários.

Gostou das dicas? Compartilhe com a gente outros livros para profissionais do terceiro setor que você já leu e que considera fundamentais!