Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural – Conheça os seus projetos

Derrubar as barreiras do preconceito e promover a inclusão cultural estão entre as propostas do  Instituto Olga Kos de Inlusão Cultural (IOK). A associação sem fins lucrativos, existe desde 2007 e atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.  A instituição atua  em  diversos bairros de São Paulo e trabalha no desenvolvimento de projetos artísticos e esportivos aprovados em leis de incentivo fiscal.

Parte das vagas do projeto são destinadas a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. Desta forma, pretende-se possibilitar uma maior interação entre pessoas com e sem deficiência.

Definindo as deficiências intelectuais

 As habilidades intelectuais de cada indivíduo são definidas com base em atividades que envolvem raciocínio, pensamento abstrato, compreensão de ideias complexas, entre outros fatores.

O  Transtorno do Desenvolvimento Intelectual ou Deficiência Intelectual tem características como: limitações nas habilidades mentais, dificuldade no funcionamento adaptativo, que podem ser avaliados no início do período do desenvolvimento  de um indivíduo. O Instituto Olga Kos publicou uma cartilha que fala sobre a Etiologia da Deficiência Intelectual.

A instituição estimula o convívio de pessoas com deficiência em sociedade. O intuito é conscientizar sobre a importância de valorizar a diversidade humana e oferecer oportunidades de participação social igualitária. Assim, a IOK preparou ainda cartilhas que explicam sobre a Síndrome de Down e sobre Transtorno do Espectro Autista.

Divulgar a diversidade cultural e artística do nosso país

Entre os projetos promovidos pelo instituto estão as oficinas de artes. As atividades visam a divulgação da diversidade cultural artística, incentivam o exercício da arte e ampliam os canais de comunicação e expressão dos participantes.

Da publicação de livros à exposições itinerantes, os programas oferecidos pelo IOK divulgam o trabalho de artistas contemporâneos e ainda possibilitam que jovens e adultos com deficiência intelectual participem de oficinas de arte.

Os atendidos pela instituição participam também de visitas a teatros e museus. Todas as atividades visam a ampliação do acesso à cultura.  Busca-se também  o desenvolvimento e a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão desses indivíduos ao mercado de trabalho. São criadas parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.

Incentivar o esporte é promover melhorias na qualidade de vida

 

Nas oficinas de esportes, os principais objetivos são: incentivo à prática esportiva são oferecidas aulas de Karate-Do e Taekwondo. A ideia é promover o desenvolvimento das capacidades motoras de cada aluno e estimular o trabalho em equipe. São oferecidas atividades que incentivam a cooperação e o companheirismo, a organização, o respeito às regras da modalidade, cortesia, humildade, entre outros.

Corrida e caminhada Olga Kos – Inclusão a Toda Prova

 

A Corrida e Caminhada Olga Kos – Inclusão a Toda Prova já é um dos eventos esportivos mais importantes da cidade de São Paulo. Destinado a atletas, a amantes de corrida e ao público em geral, inclusive os alunos da instituição,  o circuito reforça a importância do esporte como fator de inclusão social.

Em sua quarta edição, a  última prova celebrou o Dia Mundial da Síndrome de Down e teve a presença de 13 mil atletas. O evento foi promovido com o apoio de empresas que patrocinam projetos do Ministério do Esporte.

Doações e as Lei de Incentivo

Os projetos do Instituto Olga Kos funcionam por meio de Leis de Incentivo, por esse motivo,   as despesas administrativas não estão inclusas no orçamento.  Para ajudar na construção de uma sociedade mais inclusiva é possível doar diretamente em uma das contas bancárias –  Banco Bradesco: Ag. 0134-1 CC. 115306-4/ Banco do Brasil: Ag. 6998-1 CC. 6137-9.

A doação também pode ser feita como parte do pagamento do seu Imposto de Renda. A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 – permite pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As informações sobre essa forma de doação estão descritas no site.