10 ideias inovadoras para captação de recurso

Captação de recurso

A captação de recurso é um problema recorrente para Associações, Ongs e outras empresas do terceiro setor. Devido a esse problema elaboramos uma lista com ideias que fogem da mesmice para ajudar nessa encruzilhada.

Existem diferentes formas de captação de recursos, no entanto, ainda é preciso criatividade para conseguir manter as captações de recurso no mesmo ritmo das dívidas, pois como sabemos as Organizações possuem dividas fixas que muitas vezes não são aceitas e cobertas por recursos de editais ou da prefeitura.

Portanto, abaixo estão maneiras divertidas, que além da  podem contribuir também para a imagem da instituição.

1 – Show de talentos

Essa é uma ideia bem bacana para quem trabalha principalmente com o público infantil e até mesmo com adolescentes.Na sua organização tem alguém que canta, dança, toca algum instrumento ou possui qualquer outro talento que queira mostrar?

Então junte essas pessoas e faça um show de talentos. Se preferir abra ao público inscrição para se apresentar, assim reunirá comunidade a sua instituição.Crie um prêmio. Convide entendedores do assunto e influenciadores para compor a banca avaliadora e cobre entrada para show.

Se tudo correr bem, pense na possibilidade de repetir o evento anualmente.

 2 –  Rifa

Uma das ideias para captar recursos bem legais é rifa, escolha um produto ou serviço, como uma camiseta ou sessão de massagem, por exemplo.

A venda pode ser tanto exclusiva, com uma quantidade pequena de números, quanto em grande quantidade. Conforme o número for maior, menor será o valor da rifa.

rifa pode ser excelente forma de captar recursos para ong

rifa pode ser excelente forma de captar recursos para ong

 3 – Corrida ou caminhada

Essa pode não ser uma tarefa fácil, mas com organização pode ser lucrativa para captação de resurso.

  • Primeiro escolha o percurso, se será em um parque, rua, rodovia etc. Entre em contato com as autoridades responsáveis para verificar a possibilidade de realização, exigências de segurança, etc.
  • Segundo encontre patrocinadores e parceiros, como este é um evento que atrai atenção da imprensa e do público acabando gerando mídia espontânea.Isso facilita o interesse das empresas em patrocinar o evento, não apenas as de segmento esportivo, mas qualquer uma que procure relacionar sua imagem a qualidade de vida.
  • O terceiro passo é o credenciamento e a venda de ingressos, hoje em dia a melhor alternativa de credenciamento é por meio da internet.
  • E por último e não menos importante cuide das medidas de segurança, entre em contato com a Polícia Militar com certa antecedência para solicitar o acompanhamento de seu evento.

Também é interessante uma equipe médica para casos de emergência.

 

 4 – Quantas bolinhas têm aqui?

Por ser simples pode ser realizada em vários lugares, até mesmo fora do espaço da sua organização, por exemplo na escola, faculdade etc.

Coloque as bolinhas em um recipiente, pode ser um copo, pote ou garrafa, que seja transparente e tenha tampa.

Desafie as pessoas a descobrir a quantidade de bolinhas. Para cada palpite, cobre uma taxa, não precisa ser alta, pode ser R$ 2,00, por exemplo.

Quem acertar ganha um brinde. Promova bastante e envolva as pessoas a participar, quanto mais participarem, maior será a para captação de resurso.

Modo divertido de captação de recurso

Modo divertido de captação de recurso

5 –  Venda cartões comemorativos

A venda pode e recomenda-se que seja feita em livrarias comuns, junto com outros cartões. Por isso, capriche na arte dos seus cartões.

Os temas podem ser diversos, como dia das mães, mulheres, natal, ano novo e etc. No entanto, procure alinhar os cartões com a missão da sua organização.

Maneira criativa de captação de recurso

Meneira criativa de captação de recurso

6 – Bingo para captação de recurso

A maioria das pessoas gostam desse jogo, então para organizar um bingo, consiga bons prêmios, e uma quantidade legal de pessoas ajuda na captação de resurso.

Não cobre a entrada e sim a cartela do jogo, capriche na decoração para deixar o ambiente confortável para o público.

Cuidado para não incentivar as pessoas a jogos viciosos, uma estratégia para evitar a tensão da competição, e fazer pequenos shows nos intervalos.

Forma divertida de captação de recurso

Forma divertida de captação de recurso

 7 – Leilão online

Para realizar o leilão reúna itens e serviços que podem interessar diversos públicos, como, CD autografado, livro de edição limita, camisa de futebol história etc.

Lembre-se de colocar um preço mínimo inicial para os lances, assim garante a captação de recurso desejada e evita a venda do produto por um preço menor do que o esperado.

Praticidade na captação de recurso

Praticidade na captação de recurso

8 – Exposição fotográfica

Existem varias maneiras de organizar uma exposição fotográfica, umas delas é propor a estudantes de fotografia ou interessados na área a participarem de um concurso.

O concurso pode ter como ponto de referência uma imagem que transmita e represente sua organização.

Cobre entrada para a exposição, e peça ao publico que vote nas fotografias mais artísticas, legais, bonitas etc.

Faça uma parceria com alguma escola de fotografia e de como prêmio a foto mais votada um curso na área, para não interferir na captação de recurso.

Boa para captação de recurso e para representação de sua missão

Boa para captação de recurso e para representação de sua missão

 9 – Pulseira de silicone

Encomende pulseiras personalizadas que transmitiam sua missão, por exemplo, organizações que trabalham com esportes, podem usar as palavras: Força, Determinação, garra e etc.

Coloque a venda na sua organização e se conseguir em lojas de parceiros, uma opção legal é pedir apoio de empresas, para que elas comprem e distribuam para seus favorecidos.

10 –  Venda materiais recicláveis

É uma ideia bem legal e sustentável de captação de recurso, na qual todos envolvidos com a sua instituição podem participar.

Basta reservar e vender materiais que iriam para o lixo, que ainda podem ser reciclados, como cartucho da impressora, revistas, jornais, entre outros materiais.

Fazendo a captação de recurso de forma sustentável

Fazendo a captação de recurso de forma sustentável