Como arrecadar doações para sua ONG através do Financiamento Coletivo

Um dos principais desafios quando nós falamos de ONG é a captação de recursos para o desenvolvimento dos projetos que elas elaboram. E sabe o porquê? Porque fazer essa captação é muito, mais muito mais do que simplesmente pedir recursos por aí.

Isso se dá porque a grande maioria das ONGs dependem de recursos, generosamente doado a elas, para conseguir sobreviver. Antigamente, via-se uma instituição doando dinheiro a várias outras, em menor valor. Hoje, elas elegem apenas uma ONG e doam um valor mais alto. Isso compromete todo um sistema que precisa de recursos para continuar de portas abertas.

E agora, o que fazer para que você consiga se destacar das demais ONGs existentes que também precisam desse mesmo dinheiro? Resposta; convide os seus doadores/investidores a visualizarem onde o dinheiro deles está sendo utilizado.

Uma organização série precisa estar preparada e ir num plano muito mais além quando for pedir dinheiro. Ela precisa ouvir, ela precisa interagir com todos os seus doadores, ela tem que entender suas necessidades, descobrir suas paixões e motivá-los, dessa forma, a fazer diferente. Baseado nisso, a sua captação ficará muito mais fácil de acontecer. E como eu faço para motivar os meus investidores? É isso que a gente vai contar para vocês!

Utilize-se do Financiamento Coletivo

Uma das formas mais utilizadas nos últimos anos para conseguir levantar o recurso financeiro que você precisa é o Financiamento Coletivo. Ele nada mais é do que um tipo de vaquinha online que possibilita que pessoas residentes em todos os territórios nacionais consigam se sensibilizar e acabam contribuindo para a sua causa.

Quando você opta por fazer um financiamento coletivo, você não precisará contratar uma equipe para que essa faça esse gerenciamento e nem terá que esperar muito até perceber os primeiros resultados. Quando se tem uma plataforma assim, ela acaba desempenhando os mesmos papéis:

  • Ela recebe e registra a contribuição recebida, como você
  • Ela consegue contabilizar, automaticamente, a quantidade de dinheiro que já fora arrecadada e estiva o quanto ainda falta para alcançar o objetivo
  • A plataforma também registra e mantém os dados de todos os apoiadores da sua causa para controle

Sistemas assim também passam maior credibilidade, já que o alcance da ONG acaba sendo bem maior. E tem mais um dado importante: é somente com o crowdfunding que a ONG que tem menos de dois anos de fundação irão conseguir captar os recursos para desenvolver os projetos sociais.