5 ações de responsabilidade social para sua empresa incentivar

O trabalho voluntário[ario enriquece a alma e o currículo

O sucesso de uma empresa se mede por muitos fatores e as ações de responsabilidade social é um deles. Por mais que o lucro possa ser o protagonista do seu desempenho, ela não garante conquistas por si só. Com uma sociedade mal estruturada, um público sem poder de compra ou com falta de profissionais qualificados, o prejuízo é de todos.

Adotar ações socialmente responsáveis é só para grandes empresas? De maneira alguma. As médias e pequenas empresas podem, por exemplo, investir em ONGs e iniciativas independentes. Confira algumas dicas de ações de responsabilidade social para adotar na sua empresa.

1 – Educação de crianças e adolescentes

O ponto de partida de uma sociedade bem-sucedida é a educação. Investir na educação infantil e de jovens de comunidades menos favorecidas pode aumentar a qualificação de profissionais no futuro. Projetos que envolvem alfabetização, leitura, escrita etc, possuem grande potencial de transformar a vida das pessoas.

Flupp investe na educação de crianças

Flupp investe na educação de crianças

2 – Preservação do meio ambiente

Além de adotar medidas para poupar recursos naturais dentro da própria empresa, é possível apoiar ONGs e programas de iniciativas socioambientais. Muitos deles incluem reciclagem de resíduos, projetos de captação de água da chuva, entre outras iniciativas.

3 – Ações culturais

Ações de responsabilidade social voltadas para cultura também têm um grande poder de transformação. Essas atividades estimulam o público a se desenvolver intelectualmente, o que é muito benéfico para a educação. Procure atividades que envolvam oficinas de artes, música, teatro, cinema, exposições etc. Existem muitas iniciativas voltadas para comunidades carentes nessa área.

4 – Profissionalização e capacitação de jovens e adultos

Busque instituições que se empenham em capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho. As empresas são beneficiadas por projetos assim, mas as vantagens são para toda a sociedade. Os cursos profissionalizantes são essenciais para recolocação de desempregados e para que novos talentos se desenvolvam.

5 – Cuidados com a saúde

A área da saúde também permite desenvolver diversas ações de responsabilidade social. Alguns programas voltados para comunidades carentes são de manutenção básica da saúde. Eles são muito importantes para a conscientização sobre prevenção de doenças. Também existem instituições filantrópicas que tratam de doenças mais graves, como combate ao câncer.

Vale lembrar que não basta somente adotar ações de responsabilidade social sem um preparo e envolvimento de todos os colaboradores. Também não pense somente em um possível retorno publicitário sobre esse investimento. Ser socialmente responsável vai além do marketing sobre as ações: é um compromisso com o desenvolvimento social a longo prazo.

Confira também quais são os benefícios para empresas que fazem doações para causas sociais.