5 Dicas para a sua ONG bombar nas redes sociais

Sim, uma coisa nós não podemos negar: as redes sociais existem e tem grande poder. Explorar de forma sábia mais essa forma de trazer investidores é uma alternativa bastante considerável.

Pensando nisso, que tal aprender cinco maneiras de fazer com que você tenha um resultado positivo nas redes sociais e não apenas seja mais uma ferramenta? Mãos a obra!

5 Dicas para usar nas Redes Sociais

Foque em obter resultados das redes certas

A rede que as ONG mais usam é o Facebook, e por isso, ela deverá ser a sua prioridade. Como se sabe, ela é a rede social que mais possui usuários no mundo todo e por isso, é poderosa para conseguir novos investidores e alimentar os que já doam.

Num segundo momento, escolha mais uma rede para alimentar, mas preste atenção em qual delas escolher. Se o trabalho que você desenvolve está conectado com articulações governamentais, dê preferência para redes como o Twitter e o Linkedin.

Já se o seu trabalho for mais em campo, você pode usar e abusar de redes como Instagram e Snapchat.

Mantenha um mesmo discurso

Essa é a regra principal para que você tenha sucesso nas redes sociais: que todos falem o mesmo discurso, usem a mesma linguagem. É importante que você e seus funcionários e voluntários saibam os valores transmitidos pela ONG e que consigam passar esses valores nas redes.

Imagine a cena: você é uma ONG que luta contra o aquecimento global e a poluição num geral. Mas a sua equipe de MKT acaba compartilhando um conteúdo de uma das empresas mais poluentes do mundo. Essa inconsistência pega mal e atrapalha o desenvolvimento da marca!

Publique conteúdos que valham a pena e sejam relevantes

Segundo um levantamento feito pelo The Guardian, um importante jornal britânico, as publicações são atraentes e envolvem os seguintes valores: más notícias, surpresas, novidades,  acompanhamentos de projetos, magnitude, relevância, elite de poder, celebridades, boas notícias e entretenimento.

Conte a sua história

Pode parecer besteira, mas contar a sua história é muito importante para o sucesso da sua vida online pública. E não só a história da sua ONG e como ela se formou, mas o sucesso dos seus projetos, como eles começaram e a vida de quem eles mudaram, principalmente.

Pegue as histórias que demonstrem grande impacto social e que mostre o trabalho da ONG por trás disso. Mostre a equipe! É importante que eles saibam quem são os seres humanos que fazem tudo acontecer.

Se você tiver sem ideias ou inspiração, dê uma olhada no  NGO Storytelling, que é um site criado para ajudar a ONGs a contarem suas histórias. O  Techsoup também disponibiliza conteúdo online para ajudar as ONG a se modernizarem e  entrarem no mercado digital.

Interaja com os seguidores que possui

Esse é um dos recursos e possibilidades mais interessantes da rede social: a interação. Faça enquetes, responda comentários, tire as dúvidas que surjam em todos os lugares: site, redes, e-mail… Eles querem saber e você precisa de alguém que consiga informa-los com qualidade.

A modernidade chegou para todos, inclusive para as ONG. E aí, por onde vão começar?