3 formas de melhorar a comunicação da sua OSC

Quando você se dispõe a abrir uma OSC ou ONG, é preciso ter em mente a importância de se manter uma comunicação ativa e eficiente com seus doadores.

Em um mundo digital como o que vivenciamos hoje em dia, não parece ser uma tarefa difícil, mas é preciso tomar cuidado para manter a originalidade de sua Entidade, afinal enviar um e-mail para a caixa de spam não parece muito eficaz.

Manter a comunicação com eficiência consiste basicamente em torná-la um contato especial, que alguém saiba identificar em meio a tantos outros e para que não se torne apenas mais uma mensagem eletrônica indo para o lixo ou uma gravação no telefone em que as pessoas apenas desligam quando percebem a voz mecanizada do outro lado da linha.

Pode não parecer uma tarefa fácil, mas neste post resolvemos trazer para você três dicas incríveis para tornar a comunicação de sua Organização mais efetiva.

1 – Quem é a sua ONG?

Sim, a pergunta é quem porque a primeira coisa que você precisa para se comunicar bem com alguém é justamente o locutor e interlocutor e ambos possuem um rosto, uma personalidade.

Então quando perguntamos para você quem é a sua ONG, queremos trazer a dica que diz o quanto é importante fazer com que seu interlocutor saiba quem é você de fato, não apenas uma organização que pratica caridade, mas uma organização que possui a gratificante missão de ajudar 150 crianças que vivem em famílias pobres na região sul de tal lugar, suas necessidades vão de falta de alimentação adequada até roupas para irem para a escola, etc.

Enfim, a ideia é personalizar a sua ONG para que no processo de comunicação o seu ouvinte seja empático com a sua causa.

2 – Não importa quem seja, mas com certeza está nas redes

Nos dias de hoje dificilmente encontramos alguém que não se aventure pelas redes sociais.

Nestes lugares nós podemos falar sobre qualquer tipo de assunto, inclusive sobre a sua ONG.

Sempre há as redes sociais

Sempre há as redes sociais

Sim, quer maneira melhor de atingir o seu público – alvo e manter uma ótima e constante comunicação do que estar nos lugares onde eles mais gostam?

É como unir o útil ao agradável, eles estão felizes e vocês se apresentam de forma constante e sutil nas páginas mais acessadas, como Facebook ou Instagram.

3 – Mantenha o seu banco de dados sempre atualizado

Em qualquer Organização é preciso manter os seus contatos em um banco, que deverá ser constantemente monitorado.

De preferência você pode ordenar esses dados de doadores de acordo com a frequência que eles fazem suas doações.

Os que fazem de forma automática e mensal precisam de uma certa atenção, como um contato por e-mail para mantê-los sempre informados do trabalho que está sendo feito graças a sua doação.

Já as pessoas que em algum momento já ofertaram o seu donativo, mas não o fazem assiduamente, é necessário uma forma mais constante. Ligações e e-mails costumam ser bem eficientes.