10 ONGs brasileiras que vão te inspirar a fazer o bem

Segundo uma lista elaborada pela revista Exame, que relatou as 100 organizações não governamentais mais influentes do mundo, 05 dessas eram brasileiras! As outras? Também contam com a participação de brasileiros para cumprir o seu papel social. E que te nós te contarmos um pouco mais da ideia e da filosofia de vida delas? Assim, elas irão te inspirar de maneira inacreditável, confira!

Médico sem Fronteira

Médico Sem Fronteiras

No Ranking global das ONGs mais influentes do mundo, o MSF é aquele que comanda o primeiro lugar. O objetivo dessa ONG é o de levar os cuidados com a saúde a todos os públicos, em todos os países, para todas as idades. Muitos desses estão em crises humanitárias e precisam, urgentemente, de ajuda. Outro papel importante desempenhado pela MSF é o de alarmar e chamar a atenção para as dificuldades de vida de seus pacientes.

Saúde Criança

Saúde Criança

    1. Saúde Criança

Na posição 21 dessa lista, a instituição Saúde Criança está na 21ª posição. Porque? Simples: ela conseguiu diminuir em 85% a hospitalização das crianças! Ela fora fundada pela Dra Vera Cordeiro que percebeu que após uma criança ficar internada, essa acabava recebendo alta e retornando ao seu lar sem condições adequadas para continuar esse tratamento ou suporte familiar pera esse pequeno, o que iria acabar fazer com que essa criança retornasse ao hospital, muitas vezes com quadros maiores e mais graves.

Assim sendo, o objetivo fora o de criar um movimento dentro desses hospitais e dentro da própria comunidade para combater a miséria e desinformação da população.

  • Viva RIO

    Viva Rio

    Viva Rio

A ONG Viva Rio tem como objetivo a criação de pesquisas, de trabalhos feitos em campo e de políticas públicas que consigam promover a paz e a pluralidade cultural em nosso país, promovendo uma inclusão dos marginalizados à sociedade e garantindo o estado de paz no rio de Janeiro.

  • Instituto da Criança

    Instituto Criança

    Instituto Criança

Essa ONG existe desde 1994 e tem o objetivo de juntar os mais diferentes agentes da sociedade civil para investir tanto com dinheiro como com pessoas dispostas a causar a promoção do desenvolvimento social através das cidades, estados e país.

  • Centro de Inclusão Digital

    Centro de Inclusão Digital

    Centro de Inclusão Digital

Conhecido popularmente como CDI, ele nada mais é do que uma instituição social que tem o objetivo de garantir o acesso a era digital aos jovens da periferia. Sua missão é fazer com que essa linguagem digital consiga chegar a todos os cantos para que juntos, pessoas e códigos consigam desenvolver uma sociedade mais justa e igualitária.

  • ITS RIO

    It’s Rio

Uma das grandes vencedoras do prêmio Google- Desafio de Impacto Social. A ideia inusitada e completamente singular foi simples: criar uma plataforma que permitisse o debate público na criação das políticas públicas. Ela também desenvolve projetos que causam impacto social e pesquisas, voltados em sua grande maioria para a área tecnológica.

  • Vetor Brasil

    Vetor Brasil

    Vetor Brasil

Esse programa é simplesmente sensacional! Ele faz com que os jovens e os cargos públicos de alto impacto tenham tudo haver, cedendo uma nova oportunidade a eles. Como? Criando Trainees de Gestão Pública! Dessa forma eles conseguem ter as melhores experiências em órgãos de total notoriedade do país. Vale a pena!

  • Arredondar

    Instituto Arredondar

    Instituto Arredondar

Ele criou uma situação muito peculiar e inovadora para ajudar a manter o financiamento das ONGs por todo o Brasil. E qual é essa ideia? Arredondar o valor da sua  conta! Ela alguns lugares, você permite que essas moedas que serviram para “arredondar” sejam doadas para organizações que trabalham diretamente pelos 8 Objetivos do Milênio da ONU. É muito interessante!

  • IPAM Amazônia

    IPAM Amazônia

    IPAM Amazônia

A IPAM foi simplesmente sensacional, criando oportunidades únicas para os povos indígenas brasileiros. Também fora uma das ONGs que ganharam o prêmio do Google. O que eles fizeram? Criaram um aplicativo que permita que os indígenas entendam as mudanças climáticas. A justificativa? Que a informação não chega igual para todo mundo, ainda mais quando se vive em outra realidade.

  • Transparência Brasil

    Transparência Brasil

    Transparência Brasil

A ação dessa ONG é diretamente na atuação do poder público. Ela acredita que é através de uma informação limpa e transparente que se conseguirá mudar a integridade desse mesmo poder. A ideia que surgiu é a de monitorar os gatos públicos. Bastante interessante, né?