Ser um voluntário conta no currículo profissional

Vivemos em um mundo populoso onde cada vez mais pessoas se profissionalizam, tornar um currículo chamativo tem sido uma tarefa árdua em meio a tantos profissionais disputando a mesma vaga e possuindo a mesma formação.

Como é possível se destacar na multidão e conseguir a almejada vaga de emprego? As empresas estão sempre de olho nas complementações feitas pelos seus candidatos: cursos, palestras, eventos, enfim qualquer aspecto que traga o diferencial.

Mas o que pode colocar o seu currículo no topo da pilha e te destacar entre tantos, vai acrescentar melhorias não apenas no âmbito profissional mas te proporcionará uma experiência única e humanizada de crescimento pessoal.

O trabalho voluntário é uma forma de se doar ao próximo sem que você espere nada em troca, ajudar a pessoas necessitadas através de ações comunitárias, esse é o tipo de ação que demonstra a força de caráter e o seu poder de exercer a sua cidadania da melhor maneira possível como um participante ativo e solidário.

O resultado que se obtém ao realizar trabalhos comunitários trará benefícios pessoais, sociais e profissionais. Este tipo de atividade acarretará em aspectos bons e saudáveis sobre quem os pratica.

Incluindo ações voluntárias no currículo

Qualquer trabalho voluntário tem a sua importância, mas para utilizá-lo como destaque profissional é preciso que ele tenha relevância com o cargo em questão.

Se você cursa medicina e realizou trabalho voluntário como um doutor da alegria isso com certeza vai marcar pontos extras no momento de uma possível contratação, mas se pretende se candidatar a uma vaga em um escritório de contabilidade não será tão relevante você dizer que é voluntário em um grupo de escoteiros por exemplo, pode fazer o contratante pensar no tempo que você precisa ter disponível para desempenhar estas tarefas.

A menos que a empresa possua um histórico relativo ao tipo de voluntarismo com o qual você já trabalhou, se não tiver relação com a vaga mantenha fora do currículo

O que o voluntariado mostra sobre você

Trabalhar em prol de uma causa que não seja pela sua, transforma você em uma pessoas versátil e de fácil adaptação para diferentes situações, torna você capaz de liderar grupos e equipes pois é uma pessoa capaz de pensar de forma conjunta.

Além do mais, este tipo de trabalho demonstra características de uma personalidade que não podem ser percebidas no decorrer de um dia corporativo, essa é a chance de mostrar o lado que ninguém poderia ver se não dessa maneira.

Quando você se dispõe a trabalhar como voluntário se mostra uma pessoa capaz de realizar multitarefas, capaz de pensar em mais de uma coisa ao mesmo tempo o que o fará um solucionador de problemas muito mais eficaz.

Desenvoltura, boa articulação verbal agilidade de raciocínio e liderança são apenas algumas das muitas qualificações adquiridas quando se realiza ações sociais.

 Utilizando o tempo como seu aliado

Você pode estar desempregado e sem estágio o que te dará a oportunidade de enriquecer o seu currículo buscando se voluntariar em alguma ONG, quando tiver a oportunidade de se candidatar a vaga que tanto almeja já terá preenchido o seu tempo de espera com uma atividade importante o que só o fará cair nas graças de seu entrevistador.

As vantagens adquiridas por se voluntariar em trabalhos sociais são de fato infindáveis, por tanto basta agora você procurar pelo lugar mais próximo de você e se alistar para ajudar.