Saiba um pouco mais sobre a ONG Greenpeace

O Greenpeace é uma ONG ambiental e chegou em terras brasileiras no mesmo ano em que nosso país estava recebendo uma das conferências mais importantes da história em que o tema Ambiental era a pauta principal: Eco-92.

O processo que tem como marco a instauração da ONG em solo nacional foi, nada mais, do que uma ação representada contra a usina de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Chegando pelo mar, como os antigos descobridores, a bordo de um navio Rainbow Warrior, todos os ativistas pregaram de modo simbólico 800 cruzes no pátio da usina, representando naquele momento o número de vítimas causado pelo acidente de Chernobyl.

Depois disso, ganhou-se mais notoriedade para suas ações e mais importância para suas causas, tanto que a primeira vitória se deu logo após a inauguração oficial do seu escritório por aqui. E qual vitória foi? A proibição de importação de lixos tóxicos. Estamos ainda na década de 90, quando tive o start de suas campanhas contra o uso de CFC, conscientizando a população sobre seus riscos e prejuízos, além do demasiado uso de transgênicos, levando por tal, a aprovação de uma lei de rotulagem de alimentos que levam em sua composição organismos que tenham sido modificados geneticamente.

Mas seus feitos não pararam por aqui. Em 1992 começou a maior investigação de exploração ilegal de madeiramento da mata Atlântica já registrada na historia! Com isso, a ONG atraiu pra si o olhar de empresas investidoras estrangeiras, que começaram a desempenhar um papel importante socialmente, com projetos e conscientização da compra de madeira legal, aquela que tem certificado.

É através do Greenpeace que nós, brasileiros, conseguimos chegar em um outro patamar quando se trata de assuntos ambientais. Eles regularam o nosso direito coletivo e difuso, fazendo com que a gente tenha conhecimento de fato e de causa. Mas seus desafios não param por aí…

Atualmente, o ritmo de desmatamento da Amazônia é alarmante! Ela vem sofrendo com as ações do homem de modo que, talvez, não consiga se recuperar mais. Além disso, pretende atuar em campanhas de energias limpas, deixando para trás os modelos tradicionais, caros e poluentes, que nós tanto desejamos investir.

Greenpeace- O que eles fazem?

Eles atuam com um objetivo muito simples: estar sempre a favor das florestas, do clima, da energia, da promoção da paz, da agricultura sustentável, dos oceanos limpos, da menor utilização de tóxicos e tudo o que permita o homem a se evoluir junto à natureza.

Sua missão é:

  • Proteger a nossa floresta amazônica, a biodiversidade lá presente e todo o habitat de milhares de espécies que dependem desse equilíbrio para continuarem vivas.
  • Estimular de forma consciente o desenvolvimento de energias renováveis, de modo eficaz, reduzindo a emissão de poluentes e fazendo desse um mundo melhor e mais digno.
  • Defender os oceanos e sua pluralidade com a criação de uma rede de proteção, bem como unidades de conservação, além do estímulo a uma pesca sustentável.
  • Trabalhar de modo eficaz pela paz mundial, enfrentando e apaziguando os conflitos existentes, sendo defendendo a vida e o desarmamento.
  • Incentivar a agricultura de modo sustentável e seguro, rejeitando todo e qualquer organismo que fora geneticamente modificado.

Você pode se juntar a eles nas campanhas elaboradas clicando em Não Deixe o Clima Esquentar! 

Mas existem outras formas de ser um colaborador, saiba como ajudar o Greenpeace.