Pelerson Soares Penido

Pelerson Soares Penido, Filho do agricultor Alfredo e da professora Rosa, nasceu, em 1918, no vilarejo de Rezende Costa, no interior de Minas Gerais. Quando jovem, trabalhou como ajudante de tropeiro, transportando e trocando mercadorias pelas trilhas dos antigos inconfidentes. Ao terminar o ginásio, sem condições de continuar os estudos, a família o mandou para a cidade grande, aos 17 anos se formou em topografo. Em 1937 iniciou sua bem-sucedida carreira na construção civil como mestre de obras.

Trabalhou na construção da Estrada de Ferro Central do Brasil, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro; na pavimentação da Rodovia Raposo Tavares; na Estrada de Ferro Sorocabana, dentre outras.

Passou de encarregado a superintendente e depois diretor, até comprar a empresa em 1958. Já como proprietário da Serveng, ajudou a construir Brasília. Foi grande amigo de Juscelino Kubitschek e Secretário de Viação e Obras no governo de Adhemar de Barros, em São Paulo e fez várias aquisições, diversificando os negócios e, como empreendedor nato, lançou-se ao desafio de montar um projeto pecuário moderno no Vale do Araguaia – a Fazenda Roncador.

Pelerson Soares Penido

Pélerson Penido foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Querência

Esse dinamismo de Penido e seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico nacional, lhe garantiram inúmeros títulos de Cidadão Honorário, com destaque para o de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, no ano de 2006.  Trata-se do reconhecimento nacional de uma gestão moderna, eficiente e inovadora. Sua importante colaboração para o desenvolvimento do Mato Grosso também foi diversas vezes ressaltada por lideranças regionais. Em 2008, o município de Querência concedeu-lhe o título de cidadão querenciano.