Conheça 5 Ongs que ajudam a Amazônia

5 Ongs que ajudam a amazônia

A Amazônia é considerada a maior floresta tropical do mundo, por isso, sua preservação e uma missão importante para a sustentabilidade da vida no planeta, apoiar e elaborar Ongs que ajudam a Amazônia, vem se tornando um ato decisivo para muitos países.

A floresta amazônica possui território correspondente a 6,9 milhões de Km², abrangendo os países Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname.

Segundo especialistas na Amazônia existem, aproximadamente, 2.500 espécies de árvores e cerca de 30 mil espécies de plantas; 2 milhões de espécies de animais, dentre eles mais de 1.300 espécies de pássaros e 300 de mamíferos.

As variedades de espécies mais conhecidas da floresta são:

  • Onça pintada, anta, lobo guará, veado, capivara, lontra, tatu e muitas espécies de primatas (mamíferos);
  • Jacarés, tartarugas, cobras como cascavel, jararaca e sucuri (répteis);
  • Tucunarés, surubins, piranhas, jaús, tambaquis, peixe-boi, pirarucu, pintado, traíra, pacu, corvina, cavala, lambari e dourado (peixes);
  • Várias espécies de sapos, rãs e pererecas (anfíbios);
  • Papagaios, araras, maritacas, garças, tucanos, pardais, gaviões, corujas, dentre outros (pássaros);
  • Abelhas, vespas, besouros, cupins e formigas, além de mosquitos (insetos).

A parte brasileira da floresta equivale a 4.196.943 milhões de Km², sendo o maior bioma brasileiro.

Espécies da Amazônia

Espécies da Amazônia

Ongs que ajudam a Amazônia

A conservação da floresta é tema de discussões e financiamentos internacionais, realizados por várias instituições, dentre elas destacam-se as Ongs que ajudam a Amazônia, buscando soluções para o desmatamento, a preservação das espécies que habitam na floresta e especialmente entende a importância dela na regulação da climática global.

Abaixo reunimos 5 ongs que possuem atividades voltadas para a Amazônia:

1 – ECAM (Equipe de Conservação da Amazônia)

É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, voltada para proteção biocultural da Amazônia e seus povos. Com o objetivo de construir juntos aos povos da Floresta políticas e ações que garantam o equilíbrio socioambiental.

Posted by Equipe de Conservação da Amazônia on Saturday, August 12, 2017

 

2 – FAS (Fundação Amazonas Sustentável)

É uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos que tem a missão de promover o envolvimento sustentável, conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das unidades de conservação no Estado do Amazonas.

 

3 – IMAZON  (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia)

É uma associação sem fins lucrativos e qualificada pelo Ministério da Justiça do Brasil como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de estudos, apoio à formulação de políticas públicas, disseminação ampla de informações e formação profissional.

 

4 – IFT  (Instituto Floresta Tropical) 

É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que busca a adoção de boas práticas de manejo florestal, contribuindo para a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população.

 

5 – PSA  (Projeto Saúde e Alegria)

Atua na Amazônia com o objetivo de promover e apoiar processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, que contribuam no aprimoramento das políticas públicas, na qualidade de vida e no exercício da cidadania.