5 Ongs Feministas Brasileiras que você deveria conhecer

de maos juntas pelo brasil

O feminismo está aí e cada dia mais ganha espaço na vida de mulheres de todo o mundo. Engana-se quem pensa que o feminismo é o contrário de machismo, porque não é. Ele é uma corrente filosófica que explica que homens e mulheres estão em pé de igualdade.

Lutam, todos os dias por estereótipos impostos pela sociedade como um todo. E existem ONG que se dedicam a essa causa, lutando por ela. São as ONGS Feministas. E aqui no Brasil, listamos cinco delas que você precisa conhecer

Ongs Feministas Brasileiras que você deveria conhecer

Centro Feminista de Estudo e Assessoria

Ela tem sua sede principal em Brasília, mas possui atuação forte em todos os estados brasileiros. O objetivo principal desta ONG é o da contribuição para que mulheres de todo o país consigam ter seus direitos políticos e civis respeitados, diminuindo as disparidades entre os gêneros, por exemplo.

Alguns princípios como solidariedade, diversidade, liberdade e autonomia são levantados por elas. Você pode coletar essas e outras mais informações acessando o site: www.cfemea.org.br.

Sempre Viva- Organização Feminista

Ela é uma organização feminista que tem sua sede na cidade de São Paulo, mas tem influências nos demais estados também. A perspectiva de que parte é a de que as mulheres devem ser autodeterminadas, articulam em espaços públicos discursos para propagação de suas ideias, com ações contra-hegemônicas, permitindo assim, criar um espaço em que assuntos possam ser debatidos em pé de igualdade.

Você pode coletar mais informações na ONG acessando o seu site: www.sof.org.br

Centro Feminista 8 de março

Talvez uma das mais antigas. Essa associação surgiu em março de 1993. In incialmente, a reinvindicação era a instalação da DEAM- Delegacia Especializada em Defesa da Mulher na pequena cidade de Mossoró, no RN.

Essa movimentação tinha como por objetivo trazer a delegacia, mas também salientar sobre a violência contra a mulher, que até então era tida como “normal” e aceita pela sociedade. Dessa forma, passaram a conscientizar a população sobre essa violência sexista e mudaram a realidade local.

Seus objetivos visam o fortalecimento da mulher brasileira nos espaços sociais, com foco especial nas trabalhadoras rurais, oferecendo toda a assessoria pertinente e apoio psicológico para as vítimas e para mulheres que querem mudar essa realidade.

Você pode colher mais informações e campos de trabalhos acessando o site da ONG: www.cf8.org .br ou no Facebook: FB Centro Feminista

Marcha Mundial das Mulheres

A primeira reunião da ONG nasceu com o intuito de lutar contra as desigualdades sociais pertinentes nos anos 2000, como a violência e a pobreza. As ações por elas começadas tiveram inicio em 8 de março e só acabaram em 17 de outubro, quando tiveram a ideia de fundar a ONG.

Entre os principais princípios da MMM, são o atendimento a mulheres urbanas e rurais. Defendem a visão de que as mulheres são donas de sua vida e por tal, tem o direito de transformar suas realidades, independente de qualquer coisa. O foco é causar autodeterminação e fazer com que as mulheres, já tão castigadas pela vida, voltem a acreditar em si e que podem sim, mudar ao mundo.

Para maiores informações, você pode entrar em contato através do e-mail: marchamulheres@sof.org.br

AzMina

 

Essa ONG, assim como as demais, visa o combate contra a violência exercida sobre o público feminino, lutando contra qualquer tipo de desigualdade: racial, sexual, classe, crenças e religiões.

Elas realizam palestras, debates públicos, oficias, e outros eventos com o desejo de aprofundar o debate sobre o papel da mulher na sociedade, a fim de levar consciência a todos os públicos e que assim, consigamos construir um mundo muito melhor. Você pode saber mais informações e projetos da ONG acessando o site: www.azmina.com.br.