05 ONGs em SP que precisam de voluntários

Ao todo, em São Paulo, há mais de 11 milhões de pessoas e muitas delas precisam de ajuda, urgentemente. Entre esse público carente, temos os moradores de rua, os idosos, as crianças, os deficientes e muitos outros casos de exclusão social e marginalização por parte do Estado.

Para isso, diversas pessoas estão atuando no chamando Terceiro Setor, que prestam serviços voluntários À todos aqueles que precisam de ajuda. E que tal você começar a fazer parte desse movimento e ajudar a quem tanto precisa de você? Para isso, listamos 05 ONGs que oferecem um trabalho muito legal e que estão precisando de voluntários.

Instituto de Reintegração do Refugiado

Esse grupo reúne um total de 160 voluntários que atuam, diariamente, na luta pela reintegração dos refugiados na nossa sociedade. Ele é popularmente conhecido como ADUS, estão sempre atrás de pessoas que tem formação em letras para ensinar o bom e velho Português àqueles que não o sabem. Ainda há áreas de comunicação e cuidados de redes sociais para quem se interessar.

Você pode encontrá-los aqui, ou ainda, mandar o e-mail diretamente para o Marcelo, responsável pelo setor de voluntários da ADUS: marcelo.haydu@adus.org.br.

Teto Brasil

O projeto Teto Brasil é muito conhecido por todos, mas mesmo assim, vale muito apena citar. Ele é uma ONG composta por grupos de voluntários que vão até às comunidades carentes e agem com o intuito de melhorar aquela situação em que muitos moradores se encontram.

Um dos trabalhos voluntários dentro do sistema consiste em reunir as pessoas que estão dispostas a ir nas comunidades e construir novas casas para famílias carentes; os voluntários arcam com a despesa de R$ 35 reais para ajudar em custos de alimentação e hospedagem em ginásios durante o fim de semana em que estão construindo.

Se interessou? Entre em contato com eles através do site oficial.

Amigos dos Bichos

Essa ONG atua em SP e tem o seu foco voltado para o atendimento de animais em situação de rua ou maus-tratos. Além de atuar com a adoção dos animais em feiras realizadas por eles, também há o programa de castração e presta auxílio a esses animais tentando reduzir o número de gatos e de cachorros que não possuem um lar.

Além de você poder se tornar um voluntário aqui, você também pode contribuir financeiramente, doando rações, compartilhando essa ideia. Tem uma lista de coisas interessantes que você pode providenciar e assim, ajudar os animais abandonados que precisam de amor e proteção. Acesse o –site oficial Amigos do Bichos.

Missão Cena

Essa é uma ONG que atua da maneira mais complexa, promovendo a reinserção das pessoas excluídas socialmente. Aqui você verá que eles atendem diversos públicos carentes, dentre eles, os travestis, os albergados, as crianças em situações de risco e os dependentes químicos. É um trabalho extremamente intenso e muito recompensador.

Os espaços que são oferecidos pelo programa englobam as mais diversas áreas como creches, esportes e casa de família (onde as pessoas que estão passando por um processo de recuperação química ficam). Quer dar uma ajudinha muito mais do que bem vinda? Entre no site da Missão Cena e saiba como! Existem várias opções que você poderá escolher.

Sonhar acordado

Essa ONG atua junto às comunidades carentes e tem a bela missão de tentar ajudar as pessoas que são mais necessitadas e que habitam nesses lugares. Muitas ações e projetos são substabelecidos com a finalidade de desenvolver um reconhecimento dos direitos humanos, os valores como amizade, respeito e solidariedade.

De modo geral, essas ações acontecem um sábado por mês, abordando, ao menos, um dos valores por mês. Gostou dessa ideia? Então, clique aqui e saiba como se inscrever!