O que é uma ONG e como ela funciona?

A expressão ONG é nova em nosso vocábulo. A primeira vez em que ela fora dita foi numa reunião organizada pela ONU (Organizações das Nações Unidas), ainda no ano de 1950. A sigla ONG é muito utilizada no nosso dia a dia e quer dizer “Organização Não Governamental” e é um termo designado para identificar as associações, as fundações e as organizações civis que atuam no interesse público coletivo, na lacuna deixada pelo Estado e que não possui, qualquer finalidade lucrativa, muito embora sejam pessoas jurídicas do direito privado.

Qual a finalidade de uma ONG?

Ficou convencionado que as ONG fazem parte do denominado Terceiro Setor da economia. Desse modo, sua missão é promover a conscientização e a participação da população nacional de forma ativa juntamente com ações que gerem benefícios para a sociedade no sentido amplo.

Elas atuam de forma direta, preenchendo a lacuna e fazendo-se cumprir o direito dos cidadãos nos mais diversos setores como: educação, saúde, moradia, alimentação e claro, meio-ambiente.

Mas afinal de contas, o que é o Terceiro Setor?

A nossa sociedade é dividida em três setores básicos e fundamentais: o primeiro é empregado pelo Governo. O segundo setor, é ocupado pelas empresas de cunho privado e o terceiro setor é formado por todas aquelas associações e instituição que não possuem finalidade lucrativa, mas que detém um papel importantíssimo na articulação de toda a sociedade perante os outros setores.

Quem é que sustenta as ONGs?

Como não fazem parte do Estado, elas não recebem repasse automático dos entes públicos. Em sua grande maioria, elas acabam sobrevivendo através de doações da própria população ou de fundos internacionais, que acabam investindo em projetos aplicados por elas.

Outra forma muito utilizada é a venda de produtos com a própria identidade da empresa, como bazares, camisetas e eventos abertos ao público, que funcionam, também, como forma de conscientização. Ainda há o trabalho voluntário em ONGs, que dependem da dedicação desses para poderem tocar os projetos junto à comunidade.