6 motivos para você ser um voluntário

Já sabemos que as ONGS sobrevivem de doações, já que elas não exercem atividade remunerada e não possuem fins lucrativos. E uma das formas de doações que nós falamos é a de tempo. Você doa tempo quando se torna um voluntário, quando faz algo para o próximo sem que receba dinheiro para isso.

Por isso, nesse post nós listamos os seis principais motivos para que você se torne um voluntário, veja só!

Exercer a cidadania

Através do trabalho voluntário, você consegue exercer o seu papel de cidadão com satisfação. Uma parte essencial para que você seja um cidadão é exercer o bem em prol da sociedade, sem pedir nada em troca, só pelo desejo de ajudar o próximo e fazer a diferença na vida de alguém.

Aprender algo novo

Através do voluntariado você entra em contato com outras pessoas que tem outras experiências que não são as suas, outras histórias de vida e nessa troca, se aprende muita coisa nova.

As situações são diferentes dentro das ONGs, assim como as necessidades que surgem dela. As vezes, você trabalha como professor, mas precisa aprender a construir casas aos finais de semana e isso é ótimo para a autoestima da gente. Aprender com os outros é uma das formas mais puras de conhecimento.

Encontrar pelo que lutar

Quando você entra como voluntário para uma ONG, é porque você acredita naquela causa. É excelente ter algo em que nós acreditamos piamente, que mude a nossa forma de ver o mundo e as pessoas. Encontrar a sua causa pode dar proposito para a sua vida, ensinar uma profissão ou até mesmo descobrir uma vocação.

Fazer o bem sem olhar a quem

Quando nos tornamos voluntários, fazemos o bem de todo o coração. Podemos não ganhar um centavo com isso, mas o nosso coração se aquece, se enche de ternura. Você passa a olhar a vida com outros olhos, de outra forma, com outro potencial. Dá valor as pequenas coisas e vê que fora da caridade, não há salvação.

Faz parte de um novo mundo

Um novo mundo que você está ajudando a construir. Uma nova realidade que você está ajudando a moldar. Lembre-se que nós iremos morrer um dia, mas podemos transformar o mundo num lugar melhor para que os nossos familiares e as pessoas que continuarem aqui, vivam em paz com ele e continuem nossos projetos.

Viver uma experiência única

É indescritível. Esse item é indescritível. E eu digo isso porque você não consegue dimensionar o que você sente quando vê uma criança aprendendo a ler; quando mata a fome de alguém com um prato de sopa ou quando simplesmente dá um abraço, um sorriso que aquece o coração de quem não tinha mais nada na vida.

Que tal sermos voluntários e construirmos, juntos, um mundo novo?