Como ONGS podem utilizar o Marketing Digital para crescer mais

As ONGs (que são Organizações não Governamentais) precisam da colaboração social, de toda a comunidade para que consigam levar suas atividades adiante, continuar com seus projetos e até mesmo, conseguir captar os recursos necessários para sua boa manutenção, uma vez que não recebem dinheiro e não visam o lucro.

Um das ferramentas que vem fazendo grande sucesso por conseguir alcançar a todos, é o Marketing Digital. Isso porque, vivemos num mundo onde todos nós estamos conectados ao mesmo tempo. Redes Sociais, por exemplo, são visitadas por muitas pessoas físicas e jurídicas, que gostariam de apoiar o seu projeto do jeito que puderem, seja esse jeito, uma colaboração voluntariada física ou  financeira.

Por isso, listamos alguns bons motivos para você acreditar que o Marketing Digital irá fazer a revolução na sua forma de se comunicar com o seu público. Veja!

Consiga mais voluntários

Isso é fato: para que qualquer ONG continue crescendo e conseguindo atingir seus objetivos, o trabalho voluntário deve existir. É comum que você veja muitas dessas organizações sempre em buscas de pessoas que queiram prestar trabalho voluntário.

Pensando numa forma da comunicação chegar a todos, o primeiro passo seria a criação de um blog onde você mostrasse o dia a dia da sua organização, para que as pessoas que estão com essa pensamento, consigam chegar até você, prestigiar o seu trabalho e assim, por livre vontade, entrar em contato com você para se tornar um voluntário da ONG.

O blog é uma ferramenta importantíssima! O apelo emocional que ele permite que você faça é uma ferramenta poderosa. Outra forma bastante popular é a comunicação através de vídeos ou vlogs. Mas tenhamos atenção neste último: para que ele surta o efeito esperado, é necessário que esteja em uma boa qualidade, tanto a captação, quanto o áudio quanto a edição.

Dentro da estrutura do seu site, deverá ter um campo específico para cadastro de novos voluntários, um lugar onde eles saibam que poderão clicar e que, receberão resposta em troca. O objetivo é atrair novos voluntários que criem um vínculo com o trabalho desempenhado pela ONG.

Facilitar e conseguir doações

Tão difícil quanto conseguir atrair novos voluntários, é conseguir arrecadar verba para a continuidade dos projetos. Nem todas conseguem doações contínuas sempre… Então, este deverá ser um trabalho facilitado, evitando que a ONG perca tempo correndo através de novos investidores.

Uma das ferramentas já utilizadas por muitas ONG é o site. Um site quando é bem pensado e bem programado, consegue ser uma ferramenta muito eficiente. Pense num layout que facilite esse trabalho. Aceitar doações através de boleto, em débito em contas e através de cartões de crédito também pode ajudar na arrecadação mensal.

Outro ponto para fazer com que o internauta resolva doar é manter um site atualizado com todas as informações da ONG. Coloque o “Quem Somos”, os projetos que são desenvolvidos, coloque fotos e vídeos. O blog, que citamos acima, também deverá ser atualizado periodicamente (ao menos, duas vezes por semana).

Esse trabalho é feito em conjunto. A rede social precisa ser alimentada, o site precisa estar atualizado e ser navegável tanto para mobile quanto para desktop. Facilite a vida de quem quer ajudar a sua ONG!