Como fazer um projeto social?

Cada vez precisamos mais de pessoas que se sintam incomodadas cm o que se encontra a sua volta, e que a partir deste tomem uma iniciativa para modificar essa realidade.

Não é necessário ser um super-herói para se tomar atitudes como essa, apenas ter atitude e um bom coração e vontade de mudar o mundo.

Trabalhar na elaboração de um projeto social, além de ser algo magnifico demonstra bondade e senso de cidadania.

Porém, nem só de boa vontade sustenta-se uma boa ideia, mas também de um projeto bem escrito e planejado.

E foi pensando nessas pessoas que sentem vontade de arregaçar as mangas e trabalhar fazendo caridade, que trouxemos no post de hoje dicas de como planejar e colocar em prática um projeto social.

Planejamento do projeto social

Antes de mais nada você precisa definir com o que deseja trabalhar. Qual a necessidade que você encontra próximo a você que imagina necessitar de ajuda.

Coloque tudo no papel, cada ideia de forma organizada e sucinta. Busque problemas e suas possíveis soluções.

O bom planejamento com antecedência é fundamental, porque dessa maneira quando você for questionado sobre o seu projeto não haverá falhas.

Lembre-se que a execução de um projeto demanda processos que envolvem o corpo jurídico e aprovação governamental. E para ser regulamentado ele precisa ser formado por um conteúdo convincente e muito bem elaborado. Descreva de forma sucinta o porquê o seu projeto é tão importante e precisa ser realizado. Insira todas os problemas que você pode identificar juntamente com as soluções que você pretende trazer através do seu planejamento.

Pesquise bastante

Faça muitas pesquisas. A partir do momento que você escolher qual o tipo de ação comunitária pretende executar, você deve conhecer bem o campo em que irá trabalhar, o seu público alvo. Procure entender de forma clara o que exatamente essas pessoas necessitam e então desenvolva o seu plano de ação.

Agora que você sabe o que quer fazer, quem você irá ajudar e como as suas ações serão realizadas. Precisa descobrir como pretende realizar o intento.

Ou seja, precisará buscar recursos, com isso estamos englobando desde a estrutura, como pessoas sendo voluntárias, pelo menos no início para ajudar a organização funcionar até a maneira como você pretende arrecadar o dinheiro para o seu trabalho.

Para manter o seu planejamento precisa ter em mente que ela vai funcionar exatamente como uma empresa, precisará ser muito bem administrada para que dê certo. Além do administrador que será você no caso, é necessária experiência com relação a leis e contabilidade.

Caso não tenha precisará de voluntários que tenham este tipo de experiência ou contratar o serviço de profissionais dessa área.

Para iniciar seu trabalho, é recomendado que inicie buscando patrocinadores grandes, e para isso você deve apresentar um projeto muito bem elaborado, dessa maneira suas chances de conseguir um bom patrocinador será grande.

E para finalizar, todo bom plano deve ter começo, meio e fim. Por tanto lembre-se de estipular esses prazos no seu cronograma. Desenvolva suas ideias e para cada atividade que pretende realizar determine o período de realização de forma realista.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *