Câncer de próstata é destaque na Campanha Novembro Azul

Câncer de próstata é destaque na Campanha Novembro Azul

Já falamos aqui no blog sobre Cidadania e a Importância de ser cidadão e os meses de outubro e novembro mostram a importância da mobilização das pessoas quando se fala de uma doença séria, o câncer. O mês de Outubro é marcado pela campanha do Outubro Rosa, focando no tratamento e prevenção do câncer de mama. Aqui no blog você também pode encontrar informações sobre ONGs feministas que cuidam do bem-estar das mulheres.

Neste mês de Novembro o foco é a campanha Novembro Azul. O objetivo é conscientizar a população masculina a respeito das doenças masculinas, principalmente o câncer de próstata. Para divulgar a campanha, durante todo o mês é possível encontrar diversos pontos turísticos ao redor do mundo são iluminados de azul.

História

Iniciado no ano de 2003, na Austrália, o Novembro Azul, incialmente conhecido como Movember, era celebrado no dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Hoje, a campanha se espalhou pelo globo e foi aderida por muitos países e se tornou o principal meio de quebrar o preconceito masculino de realizar o exame de toque.

O carro-chefe da divulgação da campanha são os bigodes, principal símbolo masculino. A tradução de bigode em inglês é Moustache e novembro é November. A partir daí surgiu o primeiro nome da campanha, Movember.

 

Projeto em destaque

 Responsável pela implantação da campanha no Brasil o Instituto Lado a Lado pela Vida foi a primeira organização a abordar assuntos relacionados ao câncer de próstata no país. Em 2008, o Instituto organizou a campanha Um Toque, Um Drible. O objetivo era discutir uma mudança no comportamento do homem em relação a ida ao médico.

Após quatro anos de campanha o Instituto Lado a Lado pela Vida resolveu estender para o mês inteiro focando exclusivamente na saúde do homem.

O resultados são satisfatórios até hoje. Estima-se que a campanha atinja por ano 87 milhões de pessoas em todo o Brasil. Hoje, o Novembro Azul é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.

O Novembro Azul já está a todo vapor e você pode acompanhar todas as ações do Instituto Lado a Lado pela Vida nas redes sociais.

Programação

Na semana do dia 13 à 17 acontecerá o Mutirão da Saúde do Homem, além disso, muitas palestras, coquetéis, ações interativas e muito mais acontecerá durante todo o mês. Acesse a lista completa da programação e participe!