Afinal de contas, como saber se uma ONG é confiável?

Para as pessoas que sempre estão dispostas a ajudar ao próximo, às vezes, a melhor alternativa e mais prática é fazer doações para organizações que farão esse dinheiro chegar até as entidades que o utilizarão da maneira devida.

O problema é saber como devemos escolher a organização  que irá repassar nosso dinheiro da maneira correta…  Como saber se o seu dinheiro está sendo bem investido?

No Brasil, encontramos centenas de nomes de entidades filantrópicas que tomam por iniciativa auxiliar pessoas necessitadas e que estão à espera de donativos para que possam se manter e levar adiante seu trabalho. Então como podemos escolher entre tantas?

Considere a história e o tempo em que a instituição atua

Pesquise em materiais da imprensa ou mesmo na internet a quanto tempo ela atua no mercado, e por quais regiões ela trabalha.

Você deve preferir instituições que estão a mais tempo neste caminho e lógico as que se encontram em mais de uma cidade ou mesmo país.

Verifique os registros

Para funcionar, qualquer organização filantrópica necessita de muita papelada para ser legalizada. Documentos jurídicos, e registros em órgãos que provarão sua legalidade e seriedade.

Se ainda está em dúvidas com relação a entidade que resolveu auxiliar, basta fazer uma pesquisa em relação aos registros que ela deve possuir, como por exemplo na caixa econômica ou no INSS. Basta adquirir uma certidão negativa de tributo trabalhista, mesmo que não haja funcionários com cadastro.

Outros órgãos também podem retirar as suas inquietações, como o cartório de registro civil, secretaria da fazenda ou mesmo a prefeitura. 

Liste os parceiros com quem a empresa se relaciona

Não basta apenas ter boa vontade para se conseguir realizar um trabalho de cunho social. É preciso ter como parcerias outras entidades que mantenham uma imagem que exponha atitudes de igual idoneidade.

Por tanto, uma das maneiras de averiguar a seriedade da organização que pretende ajudar é verificar com quem ela firma parceria.

Busque a consistência dos projetos realizados

Será que o projeto defendido é concreto? Será que é mesmo necessário o trabalho feito por esta organização?

Se quiser que sua doação seja bem aproveitada, verifique o tipo de trabalho realizado pela entidade que ajuda, opte por projetos que realmente possam fazer a diferença e que atinjam o máximo pessoas.

Exclua de sua lista Ongs que generalizem muito na explicação daquilo que pretendem fazer e que não especificam de forma bem clara os seus objetivos.

Valorize a transparência

Sem sombra de dúvidas, você não pode deixar de conferir o resultado dos trabalhos feitos pela organização que escolheu.

E essa informação deve ser clara e sempre deve ser exposta em relatórios de fácil acesso.

Use a internet a seu favor

Estamos de acordo que essa mídia é sem dúvidas muito eficiente para a busca de qualquer tipo de informação. Para este fim, também não será diferente.

Escolha as entidades que deseja ajudar e busque em seus sites o que quer saber. Use as dicas anteriores e encontre as informações que te ajudem a escolher as melhores.

Visite a entidade

Se escolher uma ONG que fique a uma distância acessível, você pode facilmente dar um pulinho até lá e conhecer pessoalmente o trabalho que eles realizam.

Vá além dos números e conheça as pessoas envolvidas nessas realizações solidárias. Essa atitude pode com certeza te surpreender.

Vire um voluntário

Quer maneira melhor de se conhecer um trabalho de caridade do que fazer parte dele?

Entrar em uma ONG como voluntário e conhecer o seu trabalho ali dentro te fará entender de fato o serviço e que tipo de ajuda o seu voluntariado pode ocasionar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *