10 razões para fazer trabalho voluntário

Assembleia Geral é parte fundamental da criação da ONG

Seria possível nos dias de hoje andar pelas ruas de uma cidade grande e olhar para os lados sem se compadecer? Cada vez mais pessoas se encontram em situações de risco ou precariedade.

E ainda acontecem coisas que não se pode explicar, nem mesmo entender, fatos como crianças sendo abandonadas pelas ruas, ou doenças incuráveis que nos assola de maneira devastadora. E nós como seres tão pequenos podemos as vezes nos sentir incapazes diante de tanta injustiça e fatalidades.

Podemos não ser responsáveis por todas essas agruras da vida que atingem uma parcela da população, mas podemos e devemos nos mobilizar, é o nosso papel como próximo e semelhante.

E por esse motivo apresentamos neste post de hoje, dez motivos para se fazer trabalho voluntário, porque em dias tão escuros, nós podemos trazer a luz para a vida de alguém.

1 – É gratificante e faz bem a saúde

Sim, ajudar alguém não importa como, não trará benefícios somente para quem está recebendo essa ajuda, você também será recompensado.

Ela virá de diversas maneiras, pode ser através de um sorriso, um abraço, além da gratificação de se fazer o bem.

Uma pesquisa foi publicada no ano de 2013, com ela o cientista Steven Cole pode provar que ser uma pessoa altruísta melhora consideravelmente sua qualidade de vida, quer motivo melhor?

2 – Será um momento de aprendizado

Não importa, quais serão os seus feitos, você terá contato situações novas e provavelmente inusitadas, e esse tipo de relação não fará apenas com que você ofereça seus serviços como voluntário, mas te trará uma nova percepção da vida e novos conhecimentos.

3 – Aumente sua agenda de contatos

Você é alguém com uma carreira em período de ascensão?  Já imaginou quantas pessoas diferentes você pode conhecer durante um trabalho voluntário?  Em uma ONG existem profissionais de diversas áreas engajados com as atividades, então porque não aproveitar para ser solidário e ao mesmo tempo obter a oportunidade de entrar em contato com alguém que possa te auxiliar profissionalmente?

Sem contar que ainda passará uma excelente imagem sua trabalhando como voluntário.

4 – Seja mais feliz

Todas essas informações e tecnologias que são disponibilizados diariamente para nós, tem nos colocado em um tornado de onde tudo o que conseguimos nutrir é stress e depressão.

Uma série de novas doenças são diagnosticadas hoje em dia, mas a ciência já provou que fazer o bem, sem olhar a quem é um santo remédio para todos esses males modernos. E é por isso que eu aconselho, não tome remédios: faça trabalho voluntário.

5 – Coloque suas ideias em prática

Jovens estão sempre com sua mente borbulhando com ideias e projetos, mas nem sempre eles possuem a oportunidade de colocar esses planos em prática.

Seja um voluntário e mude o seu mundo!

Seja um voluntário e mude o seu mundo!

Estagiar não é sinônimo de inovar, infelizmente, a empresa pode não permitir que você implanta suas ideias, então porque não praticar de forma solidária?

Sim, seja um voluntário e leve seus projetos para uma Entidade, eles com certeza ficarão muito felizes com suas ideias.

6 – Melhora o seu currículo

Nem preciso falar o quanto será bom para o seu currículo não é mesmo? As empresas de hoje em dia estão cada vez mais a procura de qualidades inovadoras, e com a grande concorrência você precisa ser criativo.

Seja voluntário, dessa forma você obterá diversas qualificações que nem sempre é possível aprender em um curso. Pessoas que praticam esse tipo de serviço, são vistas como inovadoras, e proativas pelas empresas.

7 – Vai praticar o que você está aprendendo

A faculdade está no fim, e a sua sede de conhecimento já não te satisfaz, é preciso sair da teoria para a prática e não há nada melhor do que o trabalho voluntário para tal façanha.

Muitas áreas são necessárias dentro de uma ONG, é só procurar o cantinho em que você se encaixa.

8 – Melhora o seu carisma

Quer imagem melhor do que a de uma pessoa que pratica boa ação sem interesses financeiros?

Seu carisma aumentará consideravelmente, o que também é muito importante para se viver bem em sociedade.

Sem contar que trabalhar em prol de alguém, te torna uma pessoa melhor em todos os aspectos.

9 – Ajuda a encontrar uma meta de vida

Às vezes nos encontramos em determinado ponto da nossa vida, que não sabemos quais os reais motivos para estarmos aqui, o que pode nos tornar apáticos e frustrados.

Mas ajudar alguém pode nos trazer essa percepção do28 que realmente queremos para nós mesmos, podemos descobrir através de trabalho voluntário em quais áreas nos encaixamos melhor.

10 – Seja um cidadão e dê o melhor exemplo

Assistir os noticiários hoje em dia não é mesmo fácil, vivenciar em nossa sociedade onde tantas coisas precisam ser melhoradas e que vemos tanta corrupção, desigualdade, fome, miséria acaba nos tornando pessoas mais críticas, mas porque ficar apenas nas palavras? Realizar trabalho voluntário será a sua forma de contribuir ativamente para um mundo melhor.

Agora que você já sabe dez excelentes motivos para ser um voluntário, porque não buscar logo pela sua causa? A hora é agora, pessoas à espera de sua ajuda não faltarão.